Sonhando com uma banheira freestanding? Dicas para escolher corretamente

Quando você diz banheira freestanding, provavelmente você pensa logo no trabalho que vai ter para pesquisar na internet. Esqueça isso! Venha com a gente escolher de uma maneira mais fácil e rápida uma banheira adequada para você.

https://burst.shopify.com/photos/woman-sits-up-in-a-yellow-bath?q=Have+A+Bath

As banheiras freestanding ou também conhecidas como banheiras de pé são luxuosas e possuem regras bem definidas. Até que se decida comprá-la e instalá-la, é necessário entender algumas coisas. As banheiras freestanding, não se apoiam em uma parede e não costumam ser fixadas ao chão. Por essa razão possuem requisitos de peso especiais.  Também são adequadas para banheiros grandes, onde se sobressaem perfeitamente. No artigo a seguir, damos dicas sobre quais materiais escolher e o que você não deveria esquecer antes da instalação.

Escolha do material

  • Acrílico:  as banheiras de acrílico têm uma capacidade de carga menor do que qualquer outra, apesar disso, você também pode ter uma boa banheira. A grande vantagem do acrílico é o seu preço. Disponibilidade – é possível comprar por menos de R$ 3.300,00. Graças à formabilidade do acrílico, você vai poder escolher entre vários modelos. Sua vantagem é a fácil instalação de acessórios para banheiras, como os apoios para mãos. As banheiras deste material são mais suscetíveis a arranhões. Felizmente, o acrílico pode ser lixado e os riscos desparecerão.
  • Quaryl: Esse é um material relativamente novo no mercado. É homogêneo, não poroso, com estrutura interna totalmente colorida e superfície de alto brilho. Oferece uma riqueza de formas. É resistente a danos mecânicos e químicos. Também possui boas propriedades de isolamento térmico.
  • Banheira esmaltada em ferro fundido: Se você quer qualidade, este banheira é ideal para você. Além de ser realmente resistente, também possui ótimas propriedades térmicas. A água neste tipo de banheira fica quente por muito mais tempo do que em qualquer outra banheira. A grande vantagem é que amortece o som da água que cai.
  • Banheiras de mármore:  Estas banheiras são caracterizadas pela alta resistência, design, elegância e estabilidade. Adicione ainda consistência de cores e resistência a danos mecânicos. Elas também são agradáveis de tocar. No entanto, não se deve usar agentes abrasivos e produtos químicos agressivos. É necessário levar em conta o seu peso, frequentemente apenas a banheira pesa cerca de 120kg, por isso é preciso ponderar bem onde colocá-la. As banheiras de mármore custam a partir de R$ 6.600,00.
  • Banheira com material especial: Se você quiser comprar uma verdadeira joia para o seu banheiro, compre uma banheira de madeira. A madeira de cipreste é ideal para banhos de ervas. Além disso, materiais exóticos são muito resistentes à umidade. As banheiras de pedra são lindas e luxuosas. E quanto as banheiras de cobre, ouro ou cristal? Estas já estão em outro patamar...

Instalação

Antes de decidir pela banheira em si, é preciso pensar que a banheira vai precisar de água corrente, torneira e ralo para que tenha todas as funcionalidades necessárias. Aqui você pode escolher entre vários modelos. No caso das banheiras freestanding é possível até escolher entre uma torneira de chão (que fica em pé ao lado da banheira) ou a torneira integrada. Os preços das torneiras frequentemente não são muito baratos. A distribuição de água para esse tipo de banheira é mais complicada do que a das banheiras comuns, mas é um brinquedo para um encanador habilidoso.

Como apoiar a banheira?

Existem várias opções aqui. A banheira freestanding pode ser com pés ou sem pés. Seus pés podem ser feitos sob medida. Podem ser fabricados de plástico, de metal ou de madeira. Você também pode escolher uma banheira que já venha com pés embutidos. Estes costumam ser ajustáveis em casos de possíveis desigualdades.

DICA DA BIANO: Você quer dividir oticamente o espaço do seu banheiro? Não tenha medo de colocar a banheira em um palco elevado ou de construir escadas.