Como manter sua piscina sempre limpa?

Depois da escolha e compra de uma piscina, a preocupação não termina. Tem que cuidar da água do jeito certo para que fique sempre transparente, limpa e suficientemente protegida contra algas e bactérias. Mas como fazer isso?

https://unsplash.com/photos/X912jiy57JU

A utilização de piscinas traz além de muita alegria, certo trabalho. Isso quer dizer que tem que cuidar apropriadamente da piscina e especialmente da água dela. Se vocês querem desfrutar plenamente de um banho de piscina sem preocupações, então o cuidado correto é extremamente necessário. O seu esforço vai ser recompensado pela água limpa e cristalina na qual todos os membros de sua família poderão banhar-se tranquilamente.

Filtração

A primeira coisa que salta na sua cabeça, é muito provavelmente, uma filtração. Sim, ela é uma parte absolutamente necessária das piscinas e simplesmente é uma coisa que não pode faltar. Ao escolher o filtro, é bom ponderar sobre a potência - quanto maior é, mais água a piscina consegue filtrar por hora. A água deve ser filtrada todos os dias.

  • Filtração a cartucho – para as piscinas a partir de 4–8 m3 recomenda se a filtração a cartucho. É composta de um invólucro de cartucho e uma bomba. A água é filtrada através do invólucro de cartucho. O invólucro tem que ser limpo algumas vezes por semana. Porém o cartucho se desgasta com uma frequência mais alta e é necessário comprá-lo algumas vezes no decorrer da temporada. As vantagens são o preço e também o consumo que são baixos. Vocês não vão gastar mais do que algumas dezenas de reais.
  • Filtração a areia – é apropriada para as piscinas maiores de 8 m3. A água é filtrada através da areia sílica que a limpa perfeitamente. É necessário trocá-la uma vez a cada 2 - 3 anos. AO preço é mais alto e atinge a casa de centenas de reais, porém no final estes custos são recompensados. A grande vantagem da filtração à areia é o uso da quantidade menor dos produtos químicos nas piscinas. Outros acessórios podem ser conectados a esta filtração, como um aspirador ou um aquecimento solar de água.

Controle da água

Para vocês escolherem os meios certos para limpar água, é necessário controlar seu pH. Vocês podem fazer através de papéis de teste de uso único ou por meio de testes eletrônicos. O valor ideal do pH na piscina deve ser ao redor de 6,8–7,6 e este valor deve ser medido pelo menos uma vez por semana. Também é importante monitorar a dureza da água, deve ser controlada uma vez por mês. O valor ideal é aproximadamente 10–19 graus, se tiver mais alto, tem que usar os produtos químicos para amolecer água.

Desinfecção

A filtração pode ajudar muito, porém não pode garantir 100% da limpeza da água. Se vocês quiserem é possível evitar o uso dos produtos químicos na piscina.

  • Tem que monitorar o teor do cloro na água. Para esta finalidade vocês podem usar testes eletrônicos ou fitas de testes. Com o monitoramento, vocês saberão a quantidade do cloro total, que é a soma do cloro combinado que é o mais nocivo, não tem efeitos substanciais de desinfecção e tem um cheiro forte e do cloro livre que é o essencial para desinfecção da água, não tem cheiro e não é prejudicial ao ser humano. A dosagem correta de cloro é feita através de um dispensador flutuante que entrega os produtos químicos à água.
  • Produtos químicos sem cloro são apropriados para as pessoas com alergia ou para crianças. São mais caros, mas a vantagem é que não é necessário solucionar problemas com o cheiro desagradável do cloro. Simplesmente, se o cloro faz mal para vocês, os produtos químicos sem cloro são uma solução ótima. No mercado tem alternativas em forma de produtos à base de oxigênio, briquetes de bromo, sal marinho ou por meio de uma lâmpada UV (a radiação que acaba com vírus e bactérias da água). Um princípio semelhante é usado também pelos ionizadores que funcionam a base de liberação de iões da prata para água, inibindo a criação de bactérias, vírus e algas.

Além desta divisão básica, existem muitos outros produtos químicos que podem ajudá-los a limpar a água, eliminar o turvo verde e assim por diante:

  • Floculantes precipitam as impurezas da piscina em formas mais grandes que são capturadas pela filtração com maior facilidade. 
  • Produtos químicos de choque são destinados para desinfecção rápida da água da piscina, especialmente quando a água começa a ficar verde ou turva.
  • Clarificadores fazem efeito contra a turbidez da água, as partículas finas se conglomeram e a sua eliminação por meio da filtração é deste jeito mais fácil.
  • Produtos químicos contra formação de algas têm efeitos preventivos e também de eliminação.

Limpeza mecânica

Existem alguns acessórios de limpeza para a piscina que são usados para remover mecanicamente os sedimentos, a sujeira da superfície água e da parte inferior da piscina.

  • Podem ser redes de piscina que servem para capturar a sujeira que está flutuando na água da piscina, como folhas caídas ou insetos.
  • O aspirador de piscina que remove a sujeira do fundo da piscina. Escolha o tipo de acordo com o tamanho.
  • Skimmer que é um recipiente que é normalmente alojado na parede da piscina. Este recolhe a sujeira da superfície que entra no sistema de filtragem. Isso elimina a formação de algas e sedimentos.

Mais dicas de como manter a piscina limpa

Você como usuário da piscina também pode cuidar para que a água fique mais limpa e mais higiênica.
Adquirir um chuveiro para a área externa vai impedir que a sujeira do seu corpo chegue até a água da piscina, e para um maior conforto, o chuveiro pode ter um sistema de aquecimento solar, para que o banho seja mais agradável. Você também pode tirar cremes e óleos corporais antes de entrar na piscina, pois eles deixam manchas oleosas desagradáveis na superfície da água.
Outra boa dica é o uso de capa para piscina. Isso impede que as folhas de árvores, insetos e afins caiam na água.

Encontrar mais produtos e inspirações relacionadas ao artigo