Decoração de casa: Dê um Up sem pesar no bolso

Gostaria de transformar a decoração de sua casa sem gastar muito dinheiro? Aqui estão disponíveis alguns “truques” para mudar o décor de seu lar sem precisar despender grandes investimentos financeiros.

http://www.dzivenotiek.lv/lv/aktualas-krasu-tendences-sosezon/

Ter uma casa lindamente decorada é o sonho de muitos. No entanto, personalizar e deixar tudo a seu gosto pode ser bem dispendioso financeiramente, e por isso, acabamos deixando esse sonho sempre para depois. Um depois que nunca chega, para falar a verdade.

O artigo revela alguns “truques” para você não precisar abrir mão de reformular a decoração de sua casa, e o melhor de tudo, gastando pouco ou quase nada. Afinal, não precisamos deixar esse sonho de lado se é possível adequarmos a arte de decorar a nossa realidade.

1) Coisas que você precisa saber sobre a arte de decorar

Algumas coisas que é necessário estar ciente sobre a arte de decorar, anota aí:


  • Para muitas pessoas, decorar parece uma tarefa complicada, mas acredite, você pode desmistificar essa ideia. Mesmo que você se ache incapaz para tal domínio, hoje o que não faltam são dicas básicas sobre o assunto, pois existe um abundante conteúdo acessível ao público leigo, principalmente advindos do meio digital. Aproveite isso a seu favor e se permita deixar se envolver pelo universo da decoração! Mas fica o alerta: quem se submete a desvendar esse mundo, se fascina! Às vezes, pode ser um caminho sem volta!


  • Permita deixar sua mente livre para devanear sobre novos conceitos. Estar aberto para receber novas ideias fará você descobrir um leque de opções simples e práticas de serem aplicadas, mas que nunca havia parado para pensar.
  • Depende mais de querer, ânimo, empenho e criatividade do que de dinheiro.
  • Você pode começar com o que já tem. Acredite: você possui coisas dentro de casa com grande potencial de se transformarem em peças ímpares. Adotar o estilo DIY é tendência.
  • Tenha em mente que tudo o que você criar vai ser único e original. Além de revitalizar algo que possui em algo bacana e útil, você vai ter aquele toque personalizado tão desejado.

  • Se não quiser adotar o estilo DIY, o mercado está recheado de opções de objetos decorativos mais em conta. É só ter disposição para dar uma garimpada e soltar a criatividade para encaixá-los na decoração.
  • Aspecto renovado emite um novo fluxo energético, para o ambiente e para você mesmo.

2) DIY é uma opção

Não tem como tratar desse tema – Como decorar uma casa gastando pouco – sem abordar o conceito DIY. DIY é a sigla, em inglês, da expressão “Do It Yourself”, cuja tradução significa “Faça você mesmo”. Refere-se ao método de criar, transformar ou revitalizar coisas pela própria pessoa, sem contar com ajuda direta de profissionais. Além de ser uma ação sustentável, na área da decoração, é uma forma de nutrir um olhar mais atento e cuidadoso sobre seu cantinho. E se a pretensão é gastar pouco, não existe ideia melhor que o reaproveitamento de objetos: recorrer ao estilo DIY é a melhor solução. Os objetos podem ser transformados de forma criativa para dar um charme a mais na decoração. Com a adoção desse método, você consegue alinhar versatilidade com economia, e no final das contas, seu bolso agradece!

3) Truques práticos de como decorar gastando pouco

Um novo mundo da decoração pode se revelar quando conseguimos casar boas ideias com criatividade, e dessa forma se faz valer a arte do reaproveitamento e a valorização de objetos decorativos a baixo custo. Abaixo reunimos alguns “truques” de como conseguir esse feito.

Os acessórios são peças-chaves na revitalização do lar. São ótimas soluções para quem não quer gastar muito. Quadros, almofadas, mantas, tapetes são todos itens fáceis e práticos de trocar. Fique atento apenas que, num mesmo ambiente, eles devem conversar entre si. Uma combinação descabida pode prejudicar a beleza do recinto. Pondere no mix de cores e estampas para não correr o risco que isso aconteça.

Os quadros são simples de trocar a tela, portanto aproveite a moldura e imprima um novo conteúdo. Para os porta-retratos, o mesmo: renove a composição de fotos.

Tapetes são peças que marcam presença e deixam sua casa com muito estilo e personalidade. Se estiver achando seu cômodo sem graça, aposte neles! Eles garantirão uma nova cara ao ambiente, e o melhor de tudo, são flexíveis. Enjoou, é só tirar ou trocar de lugar!

Almofadas podem ganhar capas novas e as mantas podem ser dupla face, assim você terá mais possibilidades de combinações. Os puffs também podem ganhar um estofado novo.

Como dá para perceber, os têxteis são ótimas saídas para quem quer dar uma cara nova ao ambiente. Quarto e banheiro não perdem nesse quesito. Para o quarto, renove as roupas de cama. Isso é suficiente para dar uma repaginada especial no cômodo, oferecendo uma atmosfera mais aconchegante. Almofadas estilosas podem complementar o visual da arrumação da cama. Já para o banheiro, aposte num conjunto novo de toalhas e tapetes e invista em acessórios para lavatório. Isso já confere uma revigorada no espaço.

Espelhos são opções que só agregam valor a qualquer ambiente. São recursos relativamente acessíveis e você ainda ganha em sensação de amplitude. Vale lembrar que eles têm que ser usados com cautela, pois como duplicam a imagem, tem que ter cuidado para que o reflexo não passe a impressão de um ambiente com muitos estímulos visuais e carregado. Então pense bem onde vai instalá-lo para ver o que você vai estar refletindo.

Luminárias são itens que se que se encaixam perfeitamente em qualquer ambiente da casa, já percebeu? Aquela luz baixa proporcionada pelas mesmas dão um toque de elegância. Invista nelas sem medo de errar. Em casas de construção você pode encontrar a um preço mais acessível, ou então você mesmo pode criar a sua. Garrafas de vidro são ótimas opções para serem reaproveitadas e se tornarem luminárias estilizadas.

Papéis de parede são ótimos recursos para que não pretende gastar muito. Além de serem de fácil aplicação – dispensando assim mão de obra especializada – dão um charme ao ambiente. E por possuírem muitas variedades, você pode ousar em sua decoração.

Adesivos são outros recursos ainda mais em conta e super práticos, e você mesmo também pode aplicar. Não tem nenhum mistério. E só seguir as orientações do fabricante e “voilà “. Não tenha medo! Cole essa ideia!

Adesivar eletrodomésticos também se mostra uma ótima opção, pois você não precisara investir dinheiro na compra de um aparelho novo, apenas repaginar o que já tem.

Mudar as cores das paredes também está liberado. Essa mudança já dará um upgrade no seu espaço. Tente inovar e sair do convencional. Permita que seu cantinho vibre com uma energia diferente. A pintura serve não só para as paredes, mas também para revitalizar aquele móvel velhinho que já está com o aspecto sem graça. Basta uma demão de tinta e se surpreenda com um visual novo. Ele vai ganhar vida e pode até ser destaque no ambiente, mas lembre-se sempre de respeitar a harmonia com o resto da mobília.

E por falar em móveis, uma ideia para quem não está com muita grana, mas quer dar uma renovada no ambiente, a saída pode ser simplesmente trocá-los e lugar. A mudança da disposição da mobília proporciona uma renovação mega prática e que não consome nenhum centavo. Se existe melhor truque que esse para dar uma repaginada no visual do local, desconheço. A estratégia de mudá-los de lugar confere não só uma mudança na estética, mas garante também uma circulação nova, inclusive energética.

Outra forma simples e barata de dar um charme a mais no seu lar é investir em plantas. São itens que, com certeza, conferem vida ao ambiente e não custam muito. Complemente a ornamentação com um vaso bem formoso. Também são itens baratinhos ou você mesmo pode produzir os seus. Use a criatividade!

Por fim, mas não menos importante, otimize a organização de seu lar contando para isso com alguns aliados: prateleiras, caixas de armazenamento, baús, cestas, cabideiros, ganchos, etc. Afinal, organizar também faz parte do processo decorativo.

Legal, não é mesmo?! Com esses “truquezinhos” você consegue reformular a decoração de seu lar poupando seu bolso. Valorize, revitalize, personalize e economize!