Ideias para decorar quarto de bebê gastando pouco

Ideias para decorar quarto de bebê gastando pouco

Diene Lôbo

Quer garantir uma decoração completa para o quarto do mais novo integrante da família gastando pouco ou quase nada? O cantinho de seu bebê pode ficar encantador, sem precisar de muito investimento financeiro. Continue a leitura e se inspire com nossas ideias!

A chegada de um bebê no seio familiar é sempre um momento único e marcante: o mundo ganha um colorido especial, desperta-se um sentimento mágico e surge a expectativa de poder proporcionar tudo o que ele merece.

Os pais se veem envolvidos em meio a mudanças e adaptações em suas vidas para receber o mais novo membro da família e essa fase faz aflorar um turbilhão de sentimentos. Junto com estes sentimentos também surgem algumas apreensões, como a seguinte questão: vamos ter condições de montar um quartinho para nosso(a) pequeno(a)?

Se antes isso era fonte de preocupação, agora não precisa ser mais! A verdade é que não é necessário desembolsar muito para montar um cantinho lindo e aconchegante. E se quiser descobrir como, é só continuar lendo o artigo. Aqui você encontrará algumas ideias para decorar quarto de bebê gastando pouco.

1) O sonho do quartinho perfeito

A espera do bebê é sempre um momento prazeroso e ao mesmo tempo traz muita ansiedade para toda família. Os nove meses acabam parecendo longos demais aguardando a hora preciosa de sua chegada. É neste tempo que os papais e mamães aproveitam para organizar sua recepção nesse mundão.

Sim, a vinda de um bebê exige mobilização e preparos, seja no espaço físico – e emocional –, seja na rotina de seus genitores e até na vida financeira. Mas verdade seja dita: os gastos sempre acabam apertando um pouquinho o bolso no final das contas. Portanto estabelecer um orçamento inicial antes de sair às compras, pode ser de grande ajuda, pois limita os impulsos emocionais dos papais no sonho do quarto perfeito.

A palavra de ordem a partir de então tem que ser economia, visto que tudo nessa fase exige despesas. Afinal, são muitos itens para colocar na ponta do lápis: enxoval, fraldas, parto, vacinas, plano de saúde, vestimentas, itens para futura mamãe, berço, etc.

O sonho daquele quarto infantil perfeito parece que vai se tornando cada vez mais distante. Mas, calma! Não é bem assim! Com planejamento adequado ainda é possível realizar esse sonho sem se apertar financeiramente. A montagem do quartinho pode vir a ser econômica, sem deixar a desejar.

Os próximos itens deste artigo apresentam algumas ideias para auxiliar papais e mamães que estão passando por esse adorável momento de decoração do cantinho do seu pequeno – ou pequena – mas sem a pretensão de gastar muito.

2) Móveis 2 em 1 são “uma mão na roda"

Poder contar com a versatilidade nessas horas é um auxílio de grande valia. Quanto mais podermos dispor da flexibilidade da mobília, mais favorecido fica o projeto desse espaço: um berço que se transforme mais tarde numa cama infantil ou uma cômoda que sirva ao mesmo tempo como trocador em sua superfície, por exemplo, são peças muito úteis para se adquirir. Ao dar preferência a móveis como estes, você não só tem um melhor aproveitamento do espaço, como também poupa em gastos que podem ser evitados.

3) A cômoda é “o móvel”

Se tem um móvel que é indispensável para o quartinho de um bebê – além do berço, é claro – esse móvel é a cômoda. Justamente pelo fato de ser um dos móveis que propicia maior versatilidade. Este item pode substituir o guarda-roupa infantil, funcionar como trocador, além de acomodar e armazenar na parte de cima inúmeros acessórios e utensílios infantis.

Se esta peça for de qualidade, melhor ainda, pois poderá acompanhar seu filho na infância e quem sabe até mesmo na adolescência, podendo se transformar em uma linda escrivaninha no futuro.

A proposta em investir numa cômoda se mostra realmente eficaz para quem já está com o orçamento apertado, pois assim evita-se em gastar dinheiro com o guarda-roupa, que geralmente é um dos itens mais caros. Afinal, as roupinhas de um bebê ocupam pouquíssimo espaço, logo a cômoda já é suficiente para atender a esse quesito. Então guarde essa dica: se for necessário abdicar de algum móvel, que seja o guarda-roupa!

4) Opções inteligentes para parede do quarto

No mercado existem inúmeras opções de papéis de parede com padrões variados de temáticas infantis. A sugestão para parede do quarto do bebê é fugir dos padrões muito estampados que sobrecarrega visualmente o ambiente e optar por algo mais sutil e mais leve.

Portanto, escolha uma tonalidade lisa para as paredes. Assim, você fica mais livre para poder brincar com outras tonalidades para os objetos decorativos.

Outra dica supimpa é: na hora de comprar, opte sempre pelo papel de parede vinílico ou pela tinta lavável. Afinal, criança adora um rabisco não é mesmo?! Então melhor se assegurar com essas opções, já que são simples de limpar, caso a criança risque ou suje. Assim você não precisa investir novamente numa demão de tinta ou em ter que trocar o papel de parede.

Adesivos decorativos também são opções bem em conta e que podem proporcionar um maior charme ao recinto. Aposte neles! Mas lembre-se de escolher aqueles que sejam de fácil remoção, caso queira tirá-los da decoração algum dia.

5) Dinamize a decoração

Aqui vai a melhor dica de todas: se você quer proporcionar um cantinho sempre diferente para seu filho à medida que ele for crescendo, mas não tem a pretensão de gastar rios de dinheiro sempre que tiver que modificá-lo, opte por uma decoração que permita ser alterada com praticidade.

Acessórios, Relógio, puffs, enfeites e têxteis – almofadas, colchas e tapetes – são alguns exemplos de itens que podem ser práticos e econômicos de trocar na hora de mudar o arranjo deste cômodo.

Quadros e placas infantis também são opções baratas e que podem ser facilmente trocadas quando se quiser mudar a decoração do dormitório. Basta remover a tela de dentro, imprimir um novo desenho e aproveitar a moldura para uma nova composição que combine com cenário do momento.

Prateleiras e nichos também são itens financeiramente acessíveis e fáceis de remanejar. Atualmente existe diversas opções no mercado de cores e formas diferentes. Após instalados, componha-os com enfeites que também possam ser substituídos de tempos em tempos. Os próprios brinquedos da criança podem ser aí colocados como objetos decorativos.
6) Faça você mesmo

Uma ótima alternativa para economizar é recorrer à décor DIY – sigla americana para Do It Yourself (faça você mesmo). Use a criatividade e bote a “mão na massa”. Construa, modifique, repare, recicle. Para tal, você pode reaproveitar algum móvel da sua própria casa que esteja encostado e sem uso, como por exemplo: alguma mesinha de canto, uma cômoda ou uma poltrona velha. Pintar, trocar puxadores e/ou estofados podem ser suficientes para deixá-los de “cara” nova. Só não esqueça de higienizar bem os móveis antes de utilizá-lo no quarto do bebê.

Aplicar a décor DIY, além de trabalhar a criatividade, melhora suas habilidades manuais, aumenta seu domínio em determinada área e estimula a concentração. Ademais, a prática pode ser terapêutica, pois reduz o estresse, proporciona relaxamento e promove a saúde emocional.

Até porque, convenhamos: existe sensação melhor do que olhar para aquele cantinho e reconhecer que foi resultado de seu próprio esforço? E acima de tudo saber que você não gastou quase nada para imprimir o jeitinho que você tanto sonhou para a decoração do quartinho do seu filho?

Utilizando o estilo DIY a seu favor, você consegue unir o útil ao agradável, pois cria peças originais, personalizadas e que no final das contas se apresenta como um excelente custo-benefício.

7) Usado com “cara” de novo

Para ter um quarto de bebê perfeito, todos os itens que o compõe não precisam ser necessariamente novos. Como os bebês crescem rápido, muitos desses itens acabam não servindo mais para o mesmo num curto espaço de tempo e você pode adquiri-los em excelente estado de conservação e com ótimo preço, seja diretamente com outros pais, em lojas físicas de usados como brechós ou até mesmo na internet. Usar mão de aplicativos e sites que mediam a compra e venda de mercadorias podem auxiliar nessa questão.

8) Preze sempre pela segurança

A proposta desse material é indicar meios em que se possa economizar ao montar o quartinho de um bebê. No entanto, devemos lembrar que segurança é um dos requisitos primordiais que jamais pode ser deixado de lado quando se trata de crianças.

Logo, mesmo tentando economizar é imprescindível prezar por opções que garantam a segurança de nossos filhos, pois o que a gente não quer de jeito nenhum é colocar em risco a saúde e bem-estar dos mesmos. Afinal, como diz aquele famoso ditado, “o barato pode sair caro”, não é mesmo?!

Investir em móveis ergonômicos é uma boa maneira de assegurar conforto e qualidade de vida para nossos pequenos. Escolha sempre aqueles com fontes confiáveis e que possuam certificado de segurança. Fica o alerta!

E aí, gostou das ideias propostas? Consegue perceber que não é necessário gastar uma fortuna para ter aquele tão sonhado quartinho do baby? Espero que as soluções criativas, baratas e práticas aqui expostas sirvam como fonte de inspiração para você, mamãe e papai coruja!