Inspirações

Dicas para uma decoração minimalista e aconchegante

Descubra como transformar os seus ambientes com uma decoração minimalista e aconchegante. Se você se interessa por esse conceito, siga com a gente e confira as dicas que preparamos para você transformar os ambientes com esse tipo de decoração.

Presente desde a década de 60 com a intensificação dos movimentos artísticos, o minimalismo utiliza apenas os elementos fundamentais como base de expressão.  Antes de se tornar um estilo de vida, o minimalismo se expandiu e atingiu inúmeras áreas, chegando a influenciar tanto a arquitetura e a decoração, quanto a vida daqueles que acreditam que “menos é mais”.

Sobretudo, o minimalismo é focado na exclusão de excessos e na adoção do essencial. Para isso, alia a estética à funcionalidade e torna os espaços mais vazios, para que os moradores se sintam mais confortáveis e passem a valorizar a qualidade dos móveis e elementos. Além disso, o conceito aborda cores neutras como branco, cinza e preto para apresentar a sensação de integração e fazer com que cada item orne e harmonize com os demais.

Se você se interessa por esse conceito, siga com a gente e confira as dicas que preparamos para você transformar os ambientes com uma decoração minimalista e aconchegante.

Cores e tons neutros são tendências

Sobretudo, o minimalismo está tão em alta nos últimos tempos que é possível encontrar apartamentos e casas à venda com cores que remetem à tendência.

Como mencionado anteriormente, os tons neutros ditam o estilo. O branco, por exemplo, é uma das tonalidades mais utilizadas. Além disso, o preto e o cinza também são boas pedidas. Entretanto, é possível brincar com as cores para criar contrastes interessantes. Em uma sala cinza e branca, por exemplo, uma excelente aposta é investir em acessórios como almofadas vermelhas e amarelas para criar um contrapeso.

Tecidos suaves são indicações?

Em relação aos tecidos selecionados, é importante destacar que a suavidade deve permanecer. Além disso, o minimalismo preza pela qualidade, conforto e aconchego, por isso, é importante escolher materiais resistentes e duradouros para agregar um toque de estilo e modernidade.

Utilização de luz natural é essencial

Sobretudo, para seguir o estilo minimalista com excelência, o ideal é aproveitar ao máximo a luz natural, para potencializar a luminosidade com as cores claras.

Contudo, a luz artificial também é importante. Por isso, é interessante é apostar em luminárias focais para iluminar as mesas e destacar os móveis minimalistas.

A importância da organização no minimalismo

De fato, o estilo minimalista destaca a importância da organização. Afinal, dentro de um imóvel, cada elemento tem o seu lugar e o conceito valoriza muito a disposição correta de cada um deles.

Portanto, é imprescindível que os espaços sejam preenchidos de maneira inteligente, ordenada e rigorosa. Para isso, se você deseja se mudar, o recomendado é buscar por apartamentos ou casas em condomínio fechado que já apresentem essa proposta de móveis lineares.  Mas, se você deseja transformar o ambiente onde já reside, aposte em mobílias compactas e esqueça grandes gavetas e buffets – esses itens são totalmente dispensáveis na composição do conceito.

Os materias mais utilizados

Entre os principais materiais utilizados na proposta minimalista estão a madeira com acabamento em laca, vidro e metal. A partir de objetos e itens decorativos fabricados com essas matérias-primas, é possível criar um ambiente moderno e aconchegante. Ademais, em relação aos revestimentos, e resina, o cimento e o gesso são excelentes pedidas.

Um toque industrial

Embora o conceito minimalista seja marcante, característico e singular, isso não indica que ele não possa ser combinado com outros estilos.

Os traços industriais, por exemplo, ornam perfeitamente a auxiliam na criação de um mood loft. Os pontos em comum que caracterizam esses conceitos são inúmeros, por isso, fica a seu critério decidir como harmonizá-los.

A sofisticação minimalista

Por fim, o minimalismo transita muito bem com uma proposta mais clássica e sofisticada. Contudo, para isso, é necessário encontrar o equilíbrio no momento em que misturamos. Isso porque, apesar do estilo impor texturas e mobiliários mais básicos, esses elementos apresentam linhas elegantes que agregam um toque clássico às composições.