Ano novo, casa nova! Dicas para começar 2020 com seu lar repaginado

Que tal começar o ano com sua casa de cara nova? Algumas ideias simples, porém criativas, podem ser suficientes para deixar seu cantinho perfeito para o ano que se inicia.

https://unsplash.com/photos/Rlq8BdhBYp4

A proximidade de um novo ano nos dá ânimo para realização de algumas transformações. E a nossa casa está entre os itens de nossa lista que sempre achamos que pode melhorar. Engajar-se na tarefa de mudar a decoração e organização da casa faz-nos envolver com esse misto de sensações que é mobilizado por esse novo ciclo.

E esse processo de transformação não precisa ser necessariamente algo custoso ou complicado. Você pode entrar em 2020 com o “pé direito” recorrendo a ideias simples e práticas para renovar seu lar.

O que você vai encontrar neste artigo:

  • Ano novo merece casa nova
  • Dicas gerais para deixar sua casa de cara nova
  • Dicas por cômodo
  • Organizar é preciso!

1. Ano novo merece casa nova

O ano novo, tal como uma “tábula rasa”, é como uma folha em branco a ser preenchida. Sempre que um novo ciclo se inicia nos sentimos motivados para renovação e mudança em vários âmbitos de nossas vidas. É um despertar para realização de várias possibilidades.

Com o final do ano se aproximando, a sensação de começar algo novo, experimentar coisas diferentes do habitual e dar um novo rumo as nossas vidas é sempre muito revigorante. É chegada a hora de tirar aqueles velhos planos do papel – que sempre deixamos para depois – e tornar possível as suas concretizações. Afinal, nada melhor do que começar o ano com a sensação de tudo renovado.

Além das melhorias para vida pessoal, também existe o sonho de dar aquela revitalizada no lar. No entanto, nem sempre o orçamento apertado de final de ano ajuda. Mas ainda sim, é possível dar aquela repaginada incrível gastando pouco ou quase nada. A seguir sugerimos algumas dicas para deixar sua casa com um toque especial para o ano que se inicia.

2. Dicas gerais para deixar sua casa de cara nova

Uma transformação bem planejada, seja por meio da decoração e/ou organização garante que cada cantinho de nossa casa fique com um visual único e personalizado. O toque original é perfeito para oferecer uma atmosfera revitalizadora no ambiente.

Para dar aquele “up” em qualquer que seja o espaço, uma opção é recorrer à mudança de cores. Mudar a cor, seja apenas de alguns detalhes ou de uma parede inteira, permite que o ambiente vibre com um astral diferente. Afinal, cor transmite energia, você sabia? Que tal investir naquelas que combinem com a nova estação? É só uma sugestão, é claro!

Cada tonalidade garante um efeito diferente. Se pretende usar mais de uma cor, pode ir em frente! Apenas tome cuidado para o visual do cômodo não ficar muito sobrecarregado.

Caso opte por manter as cores neutras nas paredes, pode ficar à vontade para agregar mais cores nos detalhes. A vantagem em manter os tons pasteis nas paredes é que você pode ficar livre para abusar de outras cores nos demais objetos. Aposte numa paleta de cores de forma que os tons na composição dos diversos itens possam “conversar” entre si.

Os móveis, por sua vez, também podem receber uma repaginada. Não precisa trocá-los. Basta dá-los uma nova aparência só com uma “demão de tinta”. A ideia de pintá-los já confere aos mesmos um aspecto de novo. Se você possui um móvel “sem gracinha”, só uma pintura é suficiente para conceder- lhe vida e fazê-lo se destacar no ambiente. Mas lembre-se que ele tem que ficar em harmonia com o resto da mobília presente no cômodo.

Essa é uma dica que une o útil ao agradável, pois além de proporcionar uma renovação prática, também pesa pouco no bolso, e acima de tudo, é sustentável, já que se pratica o reaproveitamento de uma peça. O meio ambiente agradece!

Outro detalhe para se atentar em relação aos móveis é sobre a sua disposição. Se a planta de sua casa é mais livre, aproveite-se disso e conceda uma transição no mobiliário para diferentes áreas. Esse truque de mudá-los de lugar garante não só uma circulação nova – e consequente fluxo de energia novo – como também já dá uma outra “cara” ao ambiente, removendo a monotonia habitual. Existe ideia mais econômica e ao mesmo tempo tão versátil?

Mas lembre-se: a disposição adequada da mobília é imprescindível para otimização do espaço. Determinados arranjos podem comprometer ou não o resultado final. Portanto, fique atento às medidas e respeite as áreas de circulação para não acabar prejudicando a estética do ambiente.

Outra dica super econômica é a utilização de papéis de parede. A aplicação é relativamente fácil e, portanto, você mesmo é capaz de fazer. É algo simples, mas que já dá ao ambiente uma nova cara com muito estilo e personalidade.

No mercado existem disponíveis inúmeras opções de escolha, que podem proporcionar um aspecto mais rústico ou mais moderno. As estampas também são variadas, podendo ser de listras, geométricas, florais, e ainda tem aquelas que imitam madeira ou pedras naturais.

Adesivos decorativos também se apresentam como ótimas alternativas práticas e bastante charmosas. Por serem autocolantes também são de fácil aplicação. Use a criatividade e escolha um cômodo da casa para fazer uma composição. Essas são opções que só oferecem vantagens!

Uma forma de complementar a decoração do seu lar com muito charme e simplicidade é integrar folhagens ao ambiente. As plantas são adornos que garantem vivacidade a qualquer lugar.

Se pretende colocá-las no interior da casa, atente-se ao fato de que as que melhor se adaptam a este cenário são aquelas que não exigem muita iluminação solar e que possam ser cultivadas em pequenos vasos. Algumas espécies que tem boa adaptação para ambientes fechados são: samambaias, cactos, suculentas, buxinhos, palmeira ráfis, espada de São Jorge, etc.

Para quem tem a vida muito corrida que impede manter o cuidado necessário com plantas naturais, uma alternativa é recorrer as plantas artificiais. No mercado existem várias opções que parecem bem reais e você não precisa abdicar de ter em seu lar aquele toque verde especial. Ah! Lembre- se de escolher um vaso de planta bem bonito que combine com o resto da decoração do ambiente.

3. Dicas por cômodo

Neste tópico, a atenção especial volta-se para aqueles cômodos que precisam de um maior reparo ou que carecem receber uma novidade no ambiente.


  • Jardim/Varanda

Seu jardim pode ganhar um upgrade com plantas novas e, quem sabe, até um espaço para uma hortinha. Decorações externas como fontesestatuetas, redes e balanços também agregam valor a esse ambiente. Se não possuir jardim em sua casa, pode optar por um jardim vertical na varanda. Essa, com certeza, é uma das tendências que veio para ficar!

  • Sala de Estar

A sala de estar é um ambiente que precisa ser planejado visando conforto e requinte. Em sua composição podemos caprichar nos objetos decorativos, colocando, inclusive, itens importantes dos moradores da casa, pois isso faz com que se insira um toque pessoal dos integrantes da família.

Se a sua sala possuir tons claros nas paredes e na maior parte dos itens, você pode aproveitar para garantir um toque diferenciado nos têxteis. Estampas coloridas estão liberadas, neste caso. Em complemento às cores suaves, elas garantem requinte e sofisticação.

Várias são as possibilidades para dar uma repaginada neste cômodo: trocar arranjos e quadros, mudar o estofado dos puffs, renovar as fotos dos porta-retratos, colocar uma nova capa de almofada ou manta no sofá. Esse seu cantinho ainda pode ganhar um charme a mais com um cachepô bem bonito contendo uma planta alta.

  • Cozinha

Uma cozinha simples, mas bonita, preza sempre pelo básico. O complemento fica a cargo dos elementos decorativos aparentes. Alguns eletrodomésticos podem ficar expostos assumindo esse papel. Utensílios de cozinha e conjuntos de potes de mantimentos também podem seguir esse conceito. Mas nada de exageros, por favor!

Um dos truques para conferir um toque de renovação a esse ambiente é focar em um item destaque para desviar o foco da simplicidade dos outros elementos. Uma ideia simples e barata é a plotagem ou envelopamento da geladeira. Aderir cor a esse eletrodoméstico deixa ele com mais vida e garante um ponto de destaque a sua cozinha.

  • Quarto

O quarto tem que ser sinônimo de aconchego, pois afinal é neste ambiente que renovamos nossas energias e “recarregamos a bateria” para enfrentar a rotina do dia seguinte. Uma boa noite de sono sempre é imprescindível e para garantir isso temos algumas sugestões.

O colchão tem que ser confortável e adequado ao seu perfil. Não tem para onde fugir! Investir em um colchão de qualidade só trará benefícios para sua vida. Portanto, não se deixe levar por preços mais atrativos, pois “o barato pode sair caro”. Independentemente de ser macio ou mais firme, ser de espuma ou de mola, o importante é ajustar ao seu gosto. Se o seu colchão está deixando a desejar, não pense duas vezes e trate logo de trocar.

Outro fator indispensável para garantir uma boa comodidade e qualidade ao ambiente em questão trata-se da iluminação. Se o tal cômodo é considerado um espaço para relaxar, pode-se adotar a luz quente – ou amarela – que traz aconchego e calor para o espaço interno. Além de contribuir para o conforto visual e a sofisticação do local, a luz amarela pode ser uma grade aliada ao seu bem-estar!

Uma opção bacana também é investir numa iluminação indireta por meio de alguns pontos sobre o forro de gesso. Esse efeito pode ser alcançado através da instalação de alguns spots ou fitas de LED. São itens que tendem a agregar valor à decoração!

Uma maneira barata de garantir um visual novo ao quarto é renovar as roupas de cama. Além dos habituais jogos de lençol, invista também em edredons, cobertores e mantas. Uma cama bem arrumada dará um charme especial ao cômodo e o deixará com aparência mais aconchegante. E para completar o visual, acrescente alguns travesseiros e almofadas confortáveis.


  • Banheiro

Quando optamos por redecorar e reorganizar a casa, o banheiro/lavabo geralmente é um dos cômodos que não dedicamos muita atenção. Para não passar despercebido, podemos recorrer à pequenas transformações com o intuito de incrementar algo elegante ao visual do mesmo. Afinal, pequenas mudanças podem fazer toda diferença!

Investir em acessórios para lavatório, como saboneteira, porta sabonete líquido, difusor de ambiente e suporte para toalhas já é o suficiente para revigorar esse espaço. Toalhas e tapetes também podem ser trocados para proporcionar uma pitada de glamour.

Se, no entanto, estiver com uma graninha extra, uma pequena reforma, por mais simples que seja, já é capaz de conferir um outro aspecto a este ambiente. Algumas soluções podem ser: mudar o revestimento de uma parede, fazer um nicho dentro do espaço do box ou trocar a moldura do espelho.

4. Organizar é preciso!

Nosso lar é o nosso refúgio, e como tal precisa sempre ser preenchido com boas energias. É importante romper com a energia estagnada do ano que se passou e proporcionar ao nosso cantinho um novo fluxo de vibrações para receber o novo ano que está chegando.

Para que isso seja possível, não existe nenhum mistério a ser desvendado. Basta dominar a arte da organização que logo o resultado será bem perceptível, deixando seu lar com uma atmosfera renovada.

Descartar é a palavra de ordem. Não tudo, é claro! O importante é fazer uma análise criteriosa de tudo o que você usa e precisa e de tudo aquilo que está parado há um bom tempo ou não se faz mais necessário, separando assim o que é importante do que dispensável. Ao definir tirar um objeto de circulação, você possibilita limpar a energia que até então estava estática e abre espaço para coisas novas.

Aproveite esse momento e separe aquilo que pode seguir para doação. Ah! E nem tente fazer tudo de uma vez só. Siga por partes. Assim terá mais chances de fazer dar certo. E para otimizar o processo conte com alguns aliados da organização, como: caixas de armazenamento, cestas, cabides personalizados, etc. 

E aí, já decidiu quais dicas vai adotar na sua casa? Inspire-se nessas ideias e crie sua decoração personalizada para o ano novo. Com certeza, você vai conseguir produzir um efeito de impacto sem precisar mudar de casa.