Vida Real

Receita: Colomba Pascal Fácil por Doce Casa dos Cinco

A tradicional colomba Pascal, o pão doce com chocolate, frutas e amêndoas de sabor suave e delicado, com origem italiana, ganhou uma versão de dar água na boca pela Verônica da Doce Casa dos Cinco.

colomba pascal é um pão doce, geralmente em formato de pomba, muito presente na Páscoa cristã. Possui um sabor suave e delicado, que apesar de muitas vezes ser confundida com panetone, leva mais manteiga e ingredientes diferentes e simboliza a vinda do Espírito Santo.

Os símbolos da Páscoa possuem diversas histórias, entre elas a origem da colomba pascal. Diz a lenda que o rei lombardo Alboíno, furioso com os problemas da guerra na cidade de Pavia, no norte da Itália, por volta do ano 550, acalmou-se após ganhar de um padeiro um doce em forma de pomba, preconizando a paz. O rei teria ficado encantado com a atitude do padeiro e com a ideia tão sensível.

Comumente encontrada nos supermercados no período que antecede a Páscoa, ao lado dos famosos ovos de chocolate, aqui a Verônica, que comanda o perfil no Instagram Doce Casa dos Cinco, nos apresenta uma receita simples e deliciosa, como uma alternativa caseira para ser assada na airfryer ou no forno convencional. Experimente!

Colomba pascal fácil de chocolate com amêndoas

Ingredientes

  • 10g de fermento biológico seco
  • 1/4 de xícara (chá) de água morna
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 2 gemas
  • 2 colheres (sopa) de manteiga temperatura ambiente
  • 1 colher (sopa) de essência de baunilha
  • Gotas de chocolate forneáveis 
  • 100g de açúcar de confeiteiro
  • Amêndoas em lâminas para polvilhar

Modo de Preparo

Dissolva o fermento na água morna, misture 1 colher (sopa) de açúcar e deixe descansar por 5 minutos. Acrescente 1/2 xícara (chá) da farinha de trigo e amasse até ficar homogêneo. Deixe descansar por 1 hora.

Coloque essa massa sobre uma superfície lisa e acrescente a farinha restante aos poucos, amassando. Adicione as gemas, o restante do açúcar e amasse. Coloque a manteiga, a essência de baunilha e as gotas de chocolate. Amasse até misturar bem. Deixe a massa descansar por mais 15 minutos. 

Coloque a massa em uma forma untada com manteiga e farinha.

Polvilhe com o açúcar de confeiteiro e decore com as amêndoas e algumas gotas de chocolate.

Leve na Airfryer na temperatura 200°C por 30 minutos (também pode ser assada em forno convencional).

Retire do forno, deixe esfriar e desfrute de uma Páscoa mais doce!

Testou ou vai testar a receita?

Compartilhe com a gente, vamos adorar ver! Marque @biano.br ou use a hashtag #bianobr #bianoblogger

Feliz Páscoa!